top of page

Super Mario 3D Land - Review

  • Geektube Lucas
  • 10 de nov. de 2016
  • 6 min de leitura

Super Mario 3D Land foi um dos primeiros jogos a inaugurar o portátil da Nintendo, o Nintendo 3DS (aliás, foi meu primeiro jogo do console) , e esse é um dos melhores games do portátil, de antemão já direi, se você possui um 3DS e não tem esse jogo, corre agora e compra porque é uma obra de arte em forma de game nas palmas de sua mão.

Basicamente este Mario expandiu a série para uma outra perspectiva, que não era um Mario 2D, nem mesmo um Mario 3D, mas uma mescla dos 2 elementos, unindo e tornando uma nova proposta de se jogar Mario.

A gameplay se consiste na dos Marios 3D, controlando o Mario nas mais diversas situações e em todos ângulos, possibilitando uma visão mais densa e completa dos ambientes ao redor, além de uma gameplay imersiva, como Super Mario 64, porém de forma extremamente simplificada pro 3DS, contudo, diferentemente da gameplay na prática do N64, o game conta com um sistema de fases linear, com um início da fase, até o seu fim, que é marcado pela bandeira final, algo extremamente similar aos games em 2D da franquia, algo totalmente distinto dos games em 3D, que possui objetivos e missões nas fases, ao invés de ter como proposta apenas chegar à bandeira final da fase.

Todo o enredo e história do game é apenas a mesma da receita do bolo de todo Mario, o Bowser sequestrou a tão amada Princesa Peach, e seu objetivo é resgatá-la. Mas como a Nintendo estava comemorando o aniversário do Luigi, esse game não ficou sem referências do irmão do nosso encanador preferido. Depois que é finalizado os primeiros 8 Mundos, é liberado o acesso ao Mundo reverso, em que nele seu objetivo é resgatar o Luigi, mas essa parte do Mundo Reverso é mais só um adicional mesmo, pois ele segue a mesma proposta da campanha para resgatar a Peach, tendo mudanças drásticas apenas nas fases e o level design.

Infelizmente nem tudo são mil maravilhas, Mario 3D Land tem chefes interessantes, sendo eles Bowser e outros 2, que se chamam Boom Boom e Pom Pom (fique tranquilo, você não precisará de ver estes nomes no jogo, só quem pesquisou a fundo é que sabe), os chefes tirando o Bowser até onde eu sei são inéditos na série, e são bem divertidos, mas não desafiadores, contudo o maior problema nem é a dificuldade, na realidade o defeito está no fato deles ressurgirem milhares de vezes, mudando coisas banais, o que os deixa muito chatos e repetitivo. O Bowser tem uma gameplay inédita na série, porém que também se repete algumas vezes, mas no fim ocorre um Pilot Twist e o Bowser ganha uma nova forma, o que deixa ele muito legal e único de se enfrentar.

Quando lembramos de Mario é impossível não vir na cabeça sons clássicos e marcantes, como a música tema do Super Mario World, o barulho de bater num random box, ganhar uma vida, enfim, a soundtrack de Mario 3D Land não poderia ser ruim, até porque estamos falando de Mario, e bem, a Nintendo cumpriu bem até demais o papel, a soundtrack é fantástica, nela vemos músicas inéditas, músicas clássicas e até mesmo arranjos e modificações das melhores da série, é impossível jogar esse jogo ouvindo essa música e não gostar da trilha sonora, toda ambientação e qualidade de áudio são estrondosamente boas, volta e meia me pego escutando a toda soundtrack enquanto estudo para me concentrar de tanto que gosto.

O uso do potencial do 3DS no jogo é surpreendedor, mas ao mesmo tempo já esperado, quase todo Mario é lançado junto com o novo videogame da Big N, e no caso do Mario 3D Land não foi diferente. Mesmo que não obrigatoriamente, há várias partes das fases em que você pode ativar o 3D a fim de pegar as Star Coins, que são os coletáveis das fases, nesse contexto, o efeito 3D auxilia muito pois ele apresenta uma noção espacial e da profundidade do cenário, ajudando na compreensão de onde estão as Star Coins. Além disso, o 3D como um todo é muito bem feito, tendo falhas apenas devido às delimitações do 3DS, que foram corrigidas no modelo do New 3DS.

Olha esse olho do iluminati O.o

Devido a experiência anterior de um Mario 3D no portátil bastante ruim, que foi no Super Mario 64 DS devido aos comandos bastante imprecisos, e bastante ruins, a chance de um Mario 3D se sair bem no 3DS era meio pequena, mas mesmo que com poucos comandos e poucas possibilidades, a jogabilidade e os controles são extremamente precisos, inteligentes e bem feitos. Os comandos são semelhantes ao do New Super Mario Bros para Nintendo DS, sendo eles: ficar apertado Y ou X para correr, e B ou A para pular, os botões R e L são usados para entrar nos canos e para utilizar as “bundadas”, por fim temos a tela touch, que é usada para selecionar power-ups secundários adquiridos em meio as fase, além disso há algumas combinações para dar determinados tipos de pulos que também é bastante preciso. Os power-ups tem gameplays únicas, que vamos nos estender quando falarmos diretamente sobre eles.

As fases tem um carisma própria e exaltam diversão junto com um ótimo trabalho de level design bastante pensado pela Nintendo, todos os ambientes mesclados com a trilha sonora e suas peculiaridades as deixa muito divertidas. As fases são divididas em Mundos com temáticas diversas um dos outros, vale a pena ressaltar Mundos como o de plataformas que se movimentam, o da neve, o da floresta e o do Bowser final.

Os inimigos do jogo são em suma personagens já existentes em games anteriores da franquia, porém reformulados para gameplay do 3D Land. Isso é muito legal pois se você acompanha a franquia há um tempo, você notará várias referências e coisas nostálgicas nos inimigos que fazem presença nas fases.

As inovações e elementos transgressores da franquia presentes no Mario 3D Land são vários, se for observar cada peculiaridade e dissertar aqui, iria escrever textos e textos, mas para ser conciso nesta review me prenderei apenas no principal. Neste jogo vimos uma gameplay de Mario nunca antes presenciada, que foi uma mescla do Mario 2D com o 3D, formando uma obra de arte em forma de jogo, se tem um jogo que eu defino como diversão é Mario, e Mario 3D Land para minha modesta opinião consegue superar a diversão proposta por qualquer outro game da franquia. Além disso é notada a adição de power-ups e uma reformulação na gameplay de todo ambiente do Mario, desde inimigos até a gameplay em si, outra coisa que não poderia deixar de citar é o efeito 3D, neste game, que por mais que particularmente eu nem goste, é impossível dizer que não é algo inovador, por fim, os gráficos, mesmo que antes no Wii já tivesse uma gameplay mais bonita de Mario, para um jogo do bigodudo no portátil, os gráficos estão transgredindo a potencial do 3DS, porém rodando de forma extremamente fluida, para mim, esse é o jogo mais bonito do 3DS depois de Kid Icaurus Uprising.

Neste jogos temos o power-up do Tanooki Mario, aqueles clássico power-up do Mario 3 do Nintendinho, porém com uma gameplay nova proposta justamente para o Nintendo 3DS. Há também o power-up do Boomerang Mario, que é novo na série, contando com a possibilidade do Mario arremessar boomerangs nos inimigos, como o próprio nome já diz. Há também o Fire Mario que é o Mario atirando fogo, já presente na série desde o primeiro Mario do Nintendinho, mas também, igualmente ao Tanooki Mario, foi reformulado para gameplay no Nintendo 3DS. Há também a estrela que deixa o Mario invencível por um curto período, esse power-up não há nenhuma novidade de fato, tirando que a gameplay foi adaptada pro 3D Land. E há também a Statue Mario, que é mesma gameplay que a do Tanooki Mario, mas ao dar “bundada” ele vira uma estátua do Mario e caí no chão.

O extra do jogo é muito bom, dá para se divertir por longas horas até que conclua de fato todo extra proposto, ao finalizar você tem que pegar todas as Star Coins em todas fases dos 8 Mundos, que são muito bem escondidas, depois é preciso chegar no topo da bandeira de todas as fases, jogar todas as fases e pegar todas Star Coins do Mundo reverso, que contém mais 8 Mundos, jogar todas as fases com o Luigi e chegar no topo de todas as bandeiras com o Luigi. Além disso tem como competir a pontuação das fases com seus amigos e ganhar/dar power-ups pros seus amigos do 3DS via Streetpass, função presente no console. Não há como criticar o jogo, ele é muito bom, e diria que está muito próximo da perfeição, minhas críticas ficam apenas para os bosses, que poderiam ter outros, ao invés de repetir os mesmos e o sistema de mapa, que poderia ficar igual ao do 3D World (Wii U) mas o mapa do 3D Land é sensacional, porém linear até demais.

Prós: *Nova gameplay.

*Trilha sonora épica.

*Ótimos gráficos.

*Fases criativas.

*Power-ups sensacionais.

*Replay imenso.

*Referências para os fãs da série. *Jogabilidade eficaz.

*Bom uso do potencial do console. *Pode jogar com o Luigi. _________________________________________ Contras:

*Chefões repetidos. *Ausência do Yoshi.

Obrigado a todos que leram até o fim, também não se esqueça de passar no Canal Geektube (www.youtube.com/canalgeektube) e comentar aqui o que você achou do Super Mario 3D Land e se concorda com minha análise. Abraços!

Comentários


Posts Recentes 
bottom of page