Deu ruim! “Game of Thrones” pode ser afetado pela saída do Reino Unido da União Européia
- Geektube Tomás
- 30 de jun. de 2016
- 1 min de leitura

Os fãs de “Game of Thrones” deverão acompanhar com atenção os desdobramentos do Brexit, campanha organizada para a saída do Reino Unido na União Europeia, pela qual a boa parte da população votou a favor em referendo realizado na quinta-feira (23).
Produções audiovisuais britânicas, incluindo a série exibida na HBO, poderão ser afetadas. De acordo com o diretor da IFTA (Associação Independente de Filme e Televisão), Michael Ryan, a saída do bloco socioeconômico poderá ter efeito “devastador” para financiamento de séries e filmes, feitos por meio de coproduções com outros países.
Ryan explica que não se sabe como serão as relações com financiadores e coprodutores de outros países da UE. A mesma coisa vale para haver ou não “cobrança de taxas para nossas atividades no resto da Europa, ou se o financiamento de produções irá crescer sem o aporte de outras agências de fomento”, escreveu à revista Variety.
A preocupação do diretor da IFTA é justificada, pois a perda de recursos após a saída do bloco será “massiva” e poderá ter efeitos devastadores. Isso acontece porque parte do financiamento acontece via Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, vinculado à UE.
Para completar, parte das cenas de “GoT” é filmada em países como Espanha e Croácia.
Contudo, boa parte da série é rodada na Irlanda do Norte, integrante do Reino Unido.
Atualização: em nota divulgada posteriormente, a HBO assegurou que a série não será afetada em caso de eventual saída do Reino Unido da União Europeia.
Komentarze